Plum Cake: Bolo de Ameixa Fresca


Olá-ás!

Estou adorando a possibilidade de, em parceria com a Mococa, fazer sorteios no blog! [tem um rolando, participe clicando aqui]. É realmente muito legal receber comentários de pessoas que lêem o blog faz tempo, mas nunca comentaram, então eu não sabia quem eram! Eram só números, e agora são pessoas, mesmo. Achei muito bacana um comentário de uma moça dizendo que, mesmo sabendo que eu atualizo o blog 2 vezes na semana, ela entra todo dia pra ver se, quem sabe, foi atualizado [fofo, né? rs]. Então deixo aqui meu muito obrigado a todas as pessoas que lêem, visitam, acompanham, seguem, não comentam ou comentam, ou twittam... é maravilhoso ter esse retorno! Obrigado a todos! 
E fica o convite reforçado pra criticar, palpitar, pedir receitas, questionar, e me contar das receitas que pegaram aqui e tentaram fazer! Pode ser por comentários aqui no blog mesmo, pelo meu e-mail, que é richardarquiteto@gmail.com, ou @cozinhacoletiva no Twitter. A Cozinha Coletiva é motivada por isso! E é muito bom poder agradecer através de receitas que funcionam, fotos esforçadas e agora esses sorteios [terão vários, então fique ligados!].

A receita de hoje é do fim de semana. Um bolo de frutas diferente, de sabor delicado e aparência muito agradável! [nossa, isso soou formal, né?rs]. Espero que vocês gostem!

Plum Cake
[receita retirada e levemente alterada daqui]

Ingredientes:
2 colheres de sopa de geléia de framboesas;
3 colheres de sopa de brandy [usei conhaque];
1/2 kg de ameixas maduras, amarelas ou vermelhas [usei amarela] cortadas ao meio e sem o caroço;
3/4 de xícara de farinha de trigo;
3/4 de xícara de açúcar;
1/3 de xícara de amêndoas sem pele;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
1/4 da colher de chá de sal;
6 colheres de sopa de manteiga amolecida;
1 ovo grande, mais uma gema;
1/4 de xícara de creme de leite;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 colher de chá de extrato de amêndoas doces;
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo:
Unte e enfarinhe uma assadeira rendonda de 22cm de diâmetro e ligue o forno a 180 graus.
Leve a geléia e o conhaque ao fogo em uma frigideira grande ou panela larga, por uns 3 minutos, até  que fique com textura de xarope. Adicione as metades de ameixa, viradas com o corte para baixo, e cozinhe até a calda voltar à textura de xarope [cuidado para as ameixas não grudarem na panela]. Deixe esfriar completamente e reserve.
Bata o açúcar com as amêndoas no processador [usei o liquidificador].
Misture o açúcar e amêndoas processadas com a farinha, o sal, e o fermento em pó. Adicione a manteiga, ovos, creme de leite e extratos. Bata com um fouet até que a massa fique homogênea.
Despeje a massa na assadeira preparada. 
Volte às ameixas: mexa-as na panela até ficarem completamente cobertas pela calda. Coloque as ameixas uniformemente sobre a massa na assadeira, com o corte para cima. Não é precido apertar a fruta na massa, apenas colocar sobre ela.
Leve ao forno e asse por 45 minutos, ou té que esteja dourado e enfiando um palito saia apenas algumas migalhas de bolo.
Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro com uma peneira
Eu servi o bolo com creme de leite e acho que combinou bastante!


Não deixe de participar do Concurso Cultural Mococa, clicando aqui. O sorteio do kit de produtos Mococa será dia 23 de Outubro.

Comentários

  1. Que bolo mais chamativo. Dá até para ouvir meu nome rsrsrsrsrs

    lindão ....

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Richie,

    Parabéns pela parceria com a Mococa. Excelentes produtos.
    Sobre o plum cake... Está um arraso. É o tipo de receita que a gente come fazendo hummm a cada 5 segundos.
    Adorei.
    Beijos
    Carol

    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vi ameixas e vim a correr :) Ficou fantástico e deve ser super saboroso!

    ResponderExcluir
  4. Bolo lindo!! Delicioso também, com certeza! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Richie vc me conquistou mais uma vez...hehehe....esse bolo tá lindo!! Eu testei um de ameixa, mas nem ficou mto bom, vou fazer esse seu! Adorei!
    Bjao Fe

    ResponderExcluir
  6. Oi Richie, essa receita é finérrima!
    Suas receitas são sempre muito chiques mesmo!
    Parabéns!!!
    Bjos

    Eliane

    ResponderExcluir
  7. Adorei a receita e com esse creme em cima então... deve estar uma delícia.
    Como sempre as fotos estão muito bonitas.

    ResponderExcluir
  8. O blog é uma ótima ferramenta, faz milagres, amigos e outras coisinhas mais.
    Pena que só nas promoções é que ficamos conhecendo grande parte dos leitores.

    Eu já participei da promoção e to torcendo muito por mim, até hj não ganhei nada na blogosfera.

    Agora falando sobre o bolo, já comi um parecido a muito tempo, estou sem comer açúcar e babando aqui, louca pra fazer em casa, ou encontrar alguém que faça e me ofereça só um pedaço, minhas roupas não podem encolher outra vez.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  9. hummm..eu amei...fiocu lindo!!!!bjus

    ResponderExcluir
  10. Que bolo tão bonito!...
    E as fotos cada vez melhores!... (mais uma vez usando esse belo caixote de fruta que faz lembrar uma mesa dinamarquesa, né?)
    babette

    ResponderExcluir
  11. Que ignorância de bolo menino! Risos...
    MARAVILHOSO! Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Sou gamada nesses bolos de look mais rústico.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Richie, essas fotos estão dignas de revista gourmet! Que cozinha de república é essa, please???? Chiquérrima!
    Fiquei com vontade de provar! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P