Bolo de Frutas e Aromas



Oi gente!
A receita de hoje é a receita mais comum de bolos aqui de casa! Aliás, e da vizinhança, porque uma vez, assando esses bolos, o gás acabou e terminei de assar no forno da vizinha - o resultado é que cada vizinha ganhou meio bolo, e eu ainda fiquei com um inteiro. Aliás, essa é outra vantagem: essa receita rende muito! E, como disse minha vizinha, é ótimo pra crianças, porque é gostoso e tem muita fibra, coisa que criança geralmente não gosta de comer.
Eu aconselho a assar esse bolo antes de dormir, com a casa já fechada. Eu faço sempre assim porque o aroma de especiarias e frutas se espalha pela sua casa, e no outro dia ainda a casa vai amanhecer cheirando a bolo quente. O melhor momento é quando, tirado do forno, o bolo é pincelado com mel. Façam e me digam, depois, o quão delicioso é o perfume que ele exala!
Segue a receita, espero que gostem! :D


Bolo de Frutas e Aromas

[Rende uma fôrma grande  de buraco no meio, mais uma pequena de buraco no meio, mais uma de bolo inglês, então dá bolo de montão! Se quiser reduzir, basta fazer meia receita]

Ingredientes:
3 maçãs picadas, mais uma fatiada com a casca;
2 bananas amassadas, mais uma fatiada;
3/4 de xícara de uvas passas [opcional];
1/2 xícara de frutos secos [castanhas ou nozes - fiz com nozes];
1/2 xícara de açúcar mascavo;
1/2 xícara de açúcar branco;
6 colheres de manteiga em temeratura ambiente;
4 ovos;
1/2 xícara de leite;
3/4 de xícara de flocos de aveia, mais um pouco para polvilhar;
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
3 colheres de sopa de mel, mais osuficiente para pincelar os bolos;
1 colher de sopa rasa de canela em pó;
1/2 colher de chá de cravo em pó;
3 colheres de sopa de fermento em pó.

Preparo:
Unte e enfarinhe as 3 fôrmas, e preaqueça o forno a 180 gruas.
Bata os açúcares com a manteiga até ficar cremoso. Acrescente os ovos, batendo, um a um. Junte o leite, o mel, a canela e o cravo. Delicadamente, acrescente a aveia e a farinha, mexendo devagar. Adicione o fermento e incorpore-o.
Adicione as bananas amassadas, as passas [opcional] e as maçãs picadas e misture com cuidado.
Divida a massa nas 3 fôrmas[ou 2 grandes] e decore: espalhe as fatias de maçãs, as de banana, as nozes [ou castanhas] e polvilhe com aveia e canela.
Leve os bolos ao forno por 45 minutos.
Retire os bolos do forno, e com eles ainda quentes, pincele mel por toda a superfície.
Desenforme-os depois de frios.



Comentários

  1. Richie! Lindo de viver seu bolo! Imagino o aroma aconchegante que ele deve exalar! É alimento para a alma também. Parabéns! Como sempre, perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Senti daqui o cheirinho!DEZ!!abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. ...mode que cê num veio cum a cumadi minêra terminá de assá químcása?!
    Eu passava um cafezin, ficava com o mei bolin...e a gente prosiava e ainda comia do seu...:D
    Imagino o perfume e o sabor...amo mel!!
    Um bejim procê, viu cumpadi!!!

    ResponderExcluir
  4. Richie... Que lindo! Também lamento minha casa não ser perto da sua. Se fosse eu não ficava só na vontade de comer. Ficava com meio bolinho também..rs.

    Mel por cima é novidade. Eu como nutricionista achei o máximo a receita [frutas dentro, uso de açúcar mascavo que possui mais nutrientes,etc]. Muy bueno!

    Beijos no coração. Boa semana

    ResponderExcluir
  5. Richie, que maravilha de receita! Já está anotado aqui!
    Beijos!
    :o)

    ResponderExcluir
  6. Essa receita deu água na boca. Vou tentar qualquer hora. Adoro as fotos que você faz.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Richie!
    Eu vim pelo aroma que está exalando....que delícia deve ser isso!!!!hummmmmmmm
    Se quiser pode vim assar aqui em casa também...hehehe
    Muito bom!
    Um beijo gostoso e xeroso.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  8. como rende esse bolo!

    mas eu tô no espírito do chocolate, mesmo que meu estômago não permita que eu coma mais nada que é lindo.
    e seu bolo de frutas é lindo, então eu tb não posso comê-lo.

    vou lá mascar um chuchu que eu ganho mais.
    =****

    ResponderExcluir
  9. Nossa, em casa tenho que fazer um quarto dessa receita. Deve ficar bem perfumado mesmo. Receita anotada!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha de bolo...perdão: bolos!!!
    babette

    ResponderExcluir
  11. que maravilha êsse bolo..meu amigo!!!sinto o perfume dele aqui em casa!que espetaculo..e que receita grande!amei suas dicas de diminuir a receita..parabens e beijo grande...li

    ResponderExcluir
  12. Que bolo maravilhoso,lindo mesmo,e o sabor imagino,jinhosss

    ResponderExcluir
  13. É BEM DO TIPO DE BOLO QUE ADORO JA LEVEI A RECEITA. BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  14. Ola,Richie.
    Passei por aqui para ver suas ultimas da Cozinha.Bolo lindo e apetitoso,nao e a toa que sua vizinhanca goste.Gosto dessas receitas praticas e que ficam deliciosas.
    Grande abraco.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  15. Este é um tipo de bolo que eu adoro!
    Tudo de muito bom! Ficou realmente lindo e o toque do mel é irresistível.
    Parabéns!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  16. Esse bolo tá bem apetitoso :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Adoro mel! E o cheirinho de canela é realmente estonteante... Farei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Excelente bizcocho! Super original y lleno de aromas con los ingredientes que le pusiste, seguro que sí.
    La foto increible!
    Saludos.

    ResponderExcluir
  19. Bolo? Não! O nome disso não é bolo, é pecado guloso!!! Que perdição! Meus bolos preferidos são os que levam frutas, e o mel por cima é divino. Costumo derramar quando faço bolo de maçã.
    Amei sua receita e vou guardar para quando a balança permitir.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  20. Meu amigo!! que delicia!!! amei esse bolo!! juro juro!! estarei viajando esses dias..mas assim que voltar o aroma vai dominar minha kitnet!!hehehe
    Mandou super bem!! bjao

    ResponderExcluir
  21. Lindo esse bolo, seria uma coisa que comeria agora com um chá...
    vou fazer essa receita em breve..nos últimos dias estamos trabalhando sem parar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Richie! Fiz este bolo ontem e ficou uma delícia! Obrigada pela receita... boa semana.

    ResponderExcluir
  23. Pronto, bastou fazer um friozinho e lá vou eu preparar essa receita pela 183748407ª vez.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P