A Odisséia do Cheesecake - Primeira Tentativa


Na infância, eu torcia o nariz. “Eca, é um doce feito de queijo? Não quero não...”. E corria pra tortas mais açucaradas.
Depois, fui ficando curioso. “Será que isso é bom mesmo?”. Uma amiga, lembrando do ano que passou nos Estados Unidos, fez uma receita... achei bem estranho, comi só a casca.
Muito mais tarde, vendo Friends, no episódio dos Cheesecakes, pensei “meu, isso tem que ser bom!”, e saí em busca de algum que me convencesse. E finalmente me convenci, era bom. Mais, era deliciosamente fofo e saboroso, muito diferente do da minha amiga e da imagem que eu fazia quando criança.

Desde então, em todo lugar [raro aqui no interior] que vejo Cheesecake no cardápio, peço pra provar. Mas só tenho levado prejuízo com isso: cheguei a pagar 13 reais em uma fatia de uns 3cm de altura, que era só casca de torta e geléia excessivamente doce de morangos, e o creme de queijo que é bom, quase nada.
Então decidi que, apesar de ser uma receita típica, e claro, difícil, o próximo que eu comesse eu mesmo faria. E saí em busca de receitas.
Descartei logo os que não vão ao forno. Quando quero fazer uma receita típica, sou teimoso, tem que ser ‘A’ receita típica. Se manda ir ao forno, e não vai, então não é de verdade [paranóia minha, não se ofendam, fazedores de cheesecake de geladeira, que eu sei que também é de verdade]. Então geladeira e gelatina em pó já risquei.
Por fim cheguei a quatro receitas interessantíssimas: a do Mixirica, a do Joy of Baking, a do Recipedia e a da revista Cláudia Cozinha. Todas parecidas, todas assadas.
Minha renda de estudante procurando estágio me fez descartar as duas primeiras: a receita do Joy of Baking pede 1 kg de cream cheese, e a do Mixirica 1,3kg! A do Recipedia parecia a mais promissora, mas a história de assar em banho-maria me deixou meio encucado outra vez – era a única que pedia isso. Descartei.
Então fiquei com a seguinte, da Cláudia Cozinha, edição especial de Tortas, de maio/junho de 1999:


Cheesecake Clássico

Ingredientes da Massa:
1 pacote de biscoito Maizena [200g];
5 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente.

Ingredientes do Recheio:
4 ovos grandes;
180g de açucar;
750g de cream cheese de boa qualidade [usei Philadelphia];
2 colheres de sopa [rasas] de suco de limão;
1 colher de chá de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
Raspas de 1 limão.

Preparo da Massa:
Bata no liquidificador o biscoito até virar farofa. Misture com a manteiga, usando as mãos e forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível de 23cm de diâmetro. Apare a borda e reserve na geladeira.

Preparo do Recheio:
Na batedeira, bata os ovos ligeiramente. Adicione os ingredientes restantes, um por vez, batendo sempre, até obter uma mistura bem leve [a revista manda bater por 30 minutos.. bati por 20]. Coloque o recheio na fôrma preparada. Asse em forno preaquecido 180 graus até o recheio firmar no centro e dourar a superfície levemente [a revista diz 1 hora e 30 minutos, o meu levou 1 hora]. Deixe esfriar.
Cubra com filme plástico e reserve na geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva.


Erros e Acertos

    Fiz a massinha de bolacha, fácil. Na hora de cobrir o fundo e as laterais da fôrma, a massa só deu para o fundo. Relaxei, tentei outra vez e deu certo! Apesar de ficar bem fininha, mas eu tinha visto uma foto no Joy of Baking em que a massa era bem fina mesmo. Então Ok.
    No preparo do recheio foi fácil! Acrescentei umas raspas de limão e um pouquinho de extrato de baunilha, pois todas as outras receitas pediam isso. O estranho era o tempo de batedeira, que a revista sugere ser de 30 minutos! Achei que a revista pudesse ter errado, mas mesmo assim bati por 20. Pra desencargo.
    Forno preaquecido 180 graus por uma hora e meia. Bom, o forno aqui é bem forte, então foi 160 graus, e em meia hora a superfície já estava dourada. Deixei 1 hora, testando se o centro estava firme, como sugeria... e estava.
    Aliás, a cheesecake saiu linda do forno: parecia um souflé, estufado mesmo, fofo, dava pra ver que estava todo aerado.. “Deu certo!” pensei. Dois minutos depois abaixou. Procurei na net informações sobre cheesecakes abaixarem e nada. Será que é por isso que costumam lotar a superfície de geléia? Seria um disfarce?
Embrulhei e foi pra geladeira meio com cara de decepção.

Pelas dez horas da noite desenformei o cheesecake e todos os meus medos sumiram enquanto a faca deslizava para cortar a primeira fatia. Cremoso, leve, soborosíssimo da silva. Modéstia à parte, o melhor que já comi! E revendo o episódio de Friends, percebi que é normal ele dar uma abaixada mesmo. A primeira fatia comemos com uma caldinha de mel, depois nem precisou.
Primeiro cheesecake d'A Cozinha Coletiva aprovado com honras!

por favor, clica na imagem, pra ver em tamanho maior e perceber os furinhos na massa :D


Comentários

  1. Genthiii! Vamô combiná que a pessoa é toda minêra e ainda não sabe...:D
    Ri de mais com tanto causo...e muito bão que se rendeu ao 'cheese' pq isso é o leitin das criança prá nóis, né?!
    Tinha q ser bão tamém!
    Ainda não fiz pq mio marito ainda tem sensações como vc qdo era paulista...rs...doce X queijo (argh), mas agora creio na cura...;P
    Ficou uma côss di bunito e a foto também!
    Um bejim procês 03!

    ResponderExcluir
  2. Olá!! É minha primeira visita aqui! Vim agradecer a visita de vocês e acabei passeando um monte!! Que doces lindos!! Um capricho e sei que devem estar ótimos! Quanto ao cheesecake e a sua rendição, Richie, vem o Chandler se jogar e pegar aquela torta do chão com um garfo e mandar ver é mais do que inspiração!! (como vc pode ver quase não gosto de Friends, hem?). Foi uma honra ser linkada por vocês! Um beijo e até breve!!

    ResponderExcluir
  3. Tão bom quando tudo dá certo! Tb super encanada com a primeira vez de uma receita, tenho que fazer tudo certinho, pois se algo sair errado eu sei que eu errei, não a receita. Ficou lindo, e com uma geléia de morango... suspiro!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Só uma sugestão: se você forrar só o fundo, a massa não fica tão fina.
    Fiz uma que ficou muito boa, com geleia caseira de morngo e já publiquei:
    http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2010/01/retornando-de-viagem.html
    Finalmente rendeu-se ao cheesecake! Eu adoro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Fí...
    Ocê que é o entendido dos quitute...rs
    Num faz pergunta difíicer p mim...=D
    Respondi no finalzinho da receita o q eu acho, viu?! Ainda não evoluí ao ponto de fazer xíisquêiquí...;D
    Cê mora coladín cum a Nigro e num tem forma ainda...O.o
    Bejim prus 3!

    ResponderExcluir
  6. Ritchieeee, amo cheesecake com todo o meu coração!
    E te confessar que o MEU SONHO é a receita daquele cheesecake de Friends. Ele tem uma cara ótima, parece ser cremoso, nem sei explicar! O.o

    Nunca fiz um cheesecake com cream cheese, será que dá muita diferença? Nossas receitas são bem parecidas, só que a minha é com ricota e requeijão (http://fitarosanacozinha.blogspot.com/2010/01/cheesecake.html#comments).
    Qualquer dia TENHO que experimentar essa!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Agora que eu ja conheço a melhor receita de xcake, me passa o episódio pra eu assistir!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Arrasou benheee.... Me fez roer meia parede de minha sala ....nham...
    Bjs
    si

    ResponderExcluir
  9. a odisséia fica curta, acertando tudo assim de primeira! :P

    eu acho tão bonito isso de cheesecake, Friends e tal, mas eu nunca me animei muito, porque eu olho o recheio e penso em ricota, sabe, e eu não sou chegada em ricota.
    Só na Maria Ricota, que é o cachorro mais lindo do país... aloka.

    ResponderExcluir
  10. Parabèns pelo seu blog !!! Adorei suas receitas e o modo despojado que voce escreve...Quando tiver tempo me visite, sou de Bh, mas moro na Itàlia,grande abraço !!!
    meu blog:
    http://caffecomletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. poxa, o seu primeiro cheesecake deu certo, o meu deu mega errado, fiz uma receita que não ia no forno, prq fiz com meu iogurte natural (e o cream cheese feito dele) aí fui com mta sede ao pote, não deixei resfriar direito, e ele desmanchou todo (mas ficou delicioso) - hahahah
    olha os links (é o meu twitpic do meu outro perfil, antes de oficializar o @alokadacolher)
    http://twitpic.com/rhjt8
    http://twitpic.com/ride0

    ResponderExcluir
  12. mancada mandar ampliar a foto! só fiquei com mais vontade :P
    huummmm

    ResponderExcluir
  13. Fiz para o Natal com cobertura de frutas vermelhas e deu super certo!! Valeu!!

    ResponderExcluir
  14. Caaaraaa!! Joguei meu livro de receitas no lixo (por engano)!! E procurei até por uma boa receita de cheesecake e não encontrava... Achei a sua... a cara da minha! Parabéns!! Amei seu perfil! Bjnhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P